Ir para conteúdo

Deslize o botão acima antes de entrar.

Governança Corporativa

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral da administração da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba - CURITIBA S.A, incluindo suas ações de longo prazo. É responsável, também, dentre outras atribuições, pela eleição da Diretoria Executiva da Companhia, bem como fiscalização da respectiva gestão.

Conforme previsto no Estatuto Social, o Conselho de Administração da CURITIBA S.A é composto por 10 membros acionistas da sociedade, sendo o Prefeito Municipal de Curitiba o Presidente do Conselho,  O mandato dos conselheiros é unificado e o seu prazo é de 03 (três) anos e cabe ao Conselho de Administração ser o órgão de deliberação, orientação e consulta da Sociedade

As reuniões do Conselho de Administração são instaladas com a presença da maioria dos seus membros e as deliberações são tomadas por maioria dos membros presentes, cabendo ao Presidente do Conselho de Administração, além do seu voto pessoal, voto de desempate. Essas reuniões acontecem sempre que convocadas pelo Presidente do Conselho de Administração ou pela maioria de seus membros, mediante comunicação por escrito com, no mínimo, três dias de antecedência, salvo casos de manifesta urgência, quando o prazo poderá ser reduzido.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da Administração e dos auditores externos. O Conselho Fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembléia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do Conselho Fiscal consistem em fiscalizar as ações praticadas pelos administradores e opinar sobre as contas da Companhia (Demonstrações Financeiras, Modificações de Capital, Incorporação, Emissão de Debêntures, etc.). Para isso, os membros do Conselho Fiscal reúnem-se para analisar amplamente os assuntos de sua competência e emitem pareceres e manifestação doa matéria tratada. Qualquer acionista pode solicitar a leitura dos pareceres do Conselho Fiscal nas Assembléias ou a instalação do mesmo, e sugerir a eleição de membros qualificados para compor seu quadro.

O Estatuto Social da CURITIBA S.A  prevê um Conselho Fiscal em caráter de funcionamento permanente, com instalação e atribuições conforme a Lei 6.404/76, o qual será composto por 3 (três) membros efetivos e respectivos suplentes, eleitos anualmente pela Assembléia Geral Ordinária.

 

 

Quadro Societário

O quadro abaixo indica a quantidade de ações ordinárias detidas pelos acionistas da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba - CURITIBA S.A., em 23/10/2015.